Bradesco e IFC fecham parceria de US$ 375 milhões para financiar pequenas e médias empresas

Recursos serão aplicados em Arranjos Produtivos Locais (APLs) no Brasil

O Bradesco e a International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, junto com um grupo de bancos internacionais, assinaram um empréstimo no valor total de US$ 375 milhões para financiar empresas de pequeno e médio portes inseridas nos Arranjos Produtivos Locais (APLs), desenvolvendo atividades econômicas correlatas em um mesmo território nacional. O programa é organizado pelo Ministério de Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior e conta com o apoio de diversas Entidades Governamentais, Associações Empresariais e Instituições de Crédito.

A operação foi estruturada em duas tranches, com aporte de US$ 150 milhões de recursos do próprio da IFC, pelo prazo de 5 anos, e US$ 225 milhões vindos de um grupo seleto de bancos, do qual participam o banco espanhol Santander, o banco alemão Commerzbank e o Banco Nacional de Abu Dhabi com, respectivamente, US$ 90, 75 e 60 milhões de participação, pelo prazo de 3 anos. Para Marlene Millan, diretora executiva do Bradesco, “a captação dessa linha acontece em um momento oportuno, demonstrando a confiança da IFC e dos bancos estrangeiros no Bradesco e no Brasil”.

O Bradesco participa do GTP-APL - Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais e atua efetivamente em 417 APLs em 2.175 municípios, cobrindo 57 setores da economia em todo o país. “Nosso objetivo é contribuir para impulsionar o crescimento desses setores que desempenham um papel importante na economia brasileira”, diz o Altair Antônio de Souza, diretor executivo do Bradesco, acrescentando ainda que esses recursos serão direcionados para linhas de Capital de Giro, Investimentos na produção e de apoio à exportação.

"A IFC tem grande satisfação em ter feito parceria com o Bradesco neste projeto. O acesso ao financiamento para as PME é um elemento-chave da estratégia da IFC de promoção ao crescimento econômico inclusivo e ajudar a promover o desenvolvimento sustentável do Brasil”, disse Ariane Di Iorio, Executiva da IFC responsável por Instituições Financeiras. “O fato de o Bradesco ter um foco estratégico em PMEs, aliado à sua extensa rede de distribuição no país, contribuirá para maximizar o alcance deste investimento e ajudar a expandir cada vez mais o acesso ao financiamento no Brasil”, acrescentou.